quinta-feira, 12 de novembro de 2015

6 atitudes para que o empreendedor consiga enfrentar os desafios e evitar a morte prematura de seu negócio.


1 - Obter informações
"É preciso pesquisar tudo sobre o mercado, possíveis clientes, fornecedores e concorrentes”, aconselha a consultora. Além disso, ela entende que o empreendedor precisa saber filtrar as informações e reconhecer o que é útil ou não para sua ideia.

2 - Fazer escolhas
Faz parte do ato de empreender, sempre baseado nas informações que o empresário obteve. “Saber escolher onde abrir e como abrir seu negócio é fundamental para que a empresa não nasça com os dias contados” diz a consultora.

3 - Identificar oportunidades
Saber quando é preciso mudar o rumo da empresa e quando se pode investir em novas ondas do mercado também é importante de acordo com a consultora.

4 - Saber arriscar
Calcular os riscos e se arriscar sempre tomando decisões em cima das informações que tem. “Assumir um risco desinformado é correr perigo de fechar o negócio”, alerta.

5 - Planejar
Ess é o ponto mais importante, segundo Daniela. Estruturar todo o negócio e ter claro os desafios e objetivos é essencial. “O empreendedor tem que acompanhar o planejamento e direcioná-lo para os objetivos e metas do negócio”, afirma.

6 - Eficiência
Tão importante quanto a qualidade é a eficiência em produzir. Segundo a consultora do Sebrae, não adianta priorizar a qualidade e esquecer que é preciso ganhar dinheiro.